Planejamento
O planejamento é a etapa fundamental para qualquer projeto de mídia, e nas mídias sociais digitais não poderia ser diferente. Nesta fase, será levantado dados demográficos e psicográficos, forças, fraquezas, oportunidade e ameaças (SWOT). Será possível identificar o público influente, as redes mais adequadas para serem exploradas e o tipo de conteúdo que possa ser relevante para o público, além de traçar objetivos, metas, estratégias e táticas. Trata-se de uma análise do mercado no qual o cliente está inserido e, a partir desta, determinar ações para alcançar os objetivos.
Produção
A etapa de produção de conteúdo consiste em:
- Planejamento: o que publicar, quando publicar, qual a frequência das publicações, onde deve ser publicado o conteúdo, para qual público e como deve ser a adaptação do conteúdo para cada rede selecionada.
- Confecção do conteúdo para cada rede social selecionada.
- Publicação: adaptação do conteúdo, curadoria do conteúdo (quando for utilizado referências externas).
- Criação de peças digitais que ilustrarão e ajudarão no compartilhamento e viralização de conteúdos digitais.
Plano de Ações
O planejamento para as ações é baseado nas necessidades do cliente, nos objetivos determinados durante o planejamento ou de acordo com informações fornecidas pelo cliente e oportunidades que podem surgir durante o monitoramento.
Na etapa de planejamento de ações, serão definidos as melhores técnicas e vias de execução, o material necessário para a síntese das ações e as demandas de tecnologia (tais como vídeo, foto, etc) e humana (quantas pessoas serão necessárias para as ações). A partir destas definições, são catalogadas as limitações do plano e traçadas estratégias alternativas para possíveis desvios de rota durante a execução.
Execução e Interação
Nesta fase, serão coletados todos os recursos importantes para a execução das ações planejadas, tanto palpáveis como não-palpáveis. Entre estes: gerenciamento do projeto, recrutamento da equipe, deslocamento, locação de equipamentos, produção e gestão da ação. Após esta coleta, tudo estará pronto e em ponto para entrar em prática.Momento em que ocorrerá contato com o público, tirando dúvidas, resolvendo problemas e conversando com o cliente. É nesta etapa que ganha-se relevância e o engajamento do público é estimulado.
Mensuração
Traduzindo números para tomada de decisões
Mensuração é a etapa em que todos os dados coletados durante a campanha será tabulado e analisado. Serão levantados dados quantitativos e, principalmente, dados qualitativos: Citações, impacto, níveis de influência e engajamento, amplificação e sentimento (imagem) são algumas das diversas métricas que poderão ser analisadas.
Monitoramento
Reordenar, recalcular e reotimizar
Nessa etapa será analisado o andamento das ações para que sejam executadas possíveis correções durante as campanhas, além da análise de imagem da marca no ambiente online, onde poderão ser identificadas oportunidades (prospecção de cliente, insights para necessidades do público) e o perfil do público-alvo com mais concisão.